quarta-feira, 24 de agosto de 2011

"Problema" para Guardiola


O Barcelona começou outra temporada num nível muito acima do Real Madrid, ou de qualquer outro time do futebol mundial. Muito disso se deve ao estilo de jogo ofensivo aliado ao entrosamento dos muitos anos juntos. O restante coloco na conta de Lionel Messi, melhor jogador do mundo e, para mim, o que será o melhor jogador de todos os tempos, se mantiver o crescimento exponencial de seu futebol e de seus títulos (mas isso fica para outra discussão).

Cesc Fábregas foi contratado, junto ao Arsenal, a peso de ouro e, muito provavelmente, chega para ser titular, até porque é um jogador fora de série. No entanto, quem sairia do time do Barcelona? Do meio para frente, a equipe era escalada com Busquets, Xavi, Iniesta, Messi, Pedro e Villa. O primeiro faz um trabalho de falso terceiro zagueiro, subindo pouco ao ataque. Os dois outros jogadores do meio-campo apoiam bastante e apenas cercam na marcação. Messi joga flutuando entre o meio e o ataque e os outros dois jogam como atacantes, abrindo espaços para o argentino.

Agora, a tendência natural seria tirar Busquets do meio ou Pedro do ataque, adiantando Messi. Não creio que nenhuma das duas alternativas seja viável. Na primeira, acho que a equipe ficará muito vulnerável e nem mesmo os 70% de posse de bola poderiam conter uma equipe forte ofensivamente. Na segunda hipótese, a equipe perderia objetividade, pois Pedro faz muito bem essa função mais ofensiva, buscando os lados para abrir espaço para Messi. Sem ele, o argentino teria que jogar deslocado da função que mais tem obtido sucesso. Como última alternativa, colocar Xavi ou Iniesta na reserva? Isso certamente não acontecerá.

Quero dizer, então, que o Barcelona errou ao contratar Fábregas? Obviamente não. Só um louco poderia dizer isso, pois o espanhol é certamente um dos melhores jogadores da atualidade. Então, onde ele irá jogar?
Se ganhasse tanto quanto Pepe Gaurdiola, teria obrigação de resolver esse problema. Como não é o caso, cabe a nós aguardar como ele resolverá o seu "problema".

Nenhum comentário:

Postar um comentário