quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Fragilidade Ofensiva (brasileira e colorada)

Vim, por meio deste, fazer uma conexão entre os dois jogos que assisti e os problemas semelhantes que as equipes pelas quais eu torcia apresentaram. Brasil e Internacional perderam seus jogos, amistoso e primeiro jogo pela Recopa respectivamente, e apresentaram futebol muito fraco. 

A seleção brasileira e o colorado entraram em campo com escalações de meio-campo que nada lembram à memorável seleção de 82 (Cerezo, Falcão, Zico e Sócrates) e o Inter campeão nacional invicto em 79 (Caçapava, Falcão e Carpegiani). Obviamente, essa analogia pode parecer tola, uma vez que provavelmente nunca mais haverá meio-campo como os dois citados anteriormente. Entretanto, a busca por um futebol ofensivo e eficiente ao mesmo tempo deve permanecer.

O Brasil, jogando com Ralph, Ramires e Fernandinho, não conseguiu criar jogadas em momento algum para municiar seus três atacantes que também não conseguiram apoiar a criação de jogadas. O colorado, por sua vez, jogou excessivamente recuado com três volantes (Elton, W.Mathias e Tinga) e apenas um meia, sendo, portanto, pressionado durante toda a partida pelo Independiente.

A seleção precisa melhorar sua armação de jogadas, colocando volantes mais habilidosos e/ou retirando um dos atacantes (Robinho, preferencialmente) para a entrada de outro meio-campo, como Lucas do São Paulo.
Já o Inter precisa deixar de jogar com 3 volantes e colocar Andrezinho que, em ótima fase, poderia auxiliar muito o argentino D'Alessandro no municiamento dos atacantes.

De agora em diante, espera-se que Mano Menezes e Osmar Loss leiam esse blog ou que consigam enxergar os verdadeiros problemas dos seus times, caso contrário as derrotas continuarão rondando suas equipes.


4 comentários:

  1. Não vi o jogo da seleção, e só um pedaço do 1o tempo do jogo do interzinho... levou 1 pressão que 2x1 foi vantajoso....
    o problema do inter é o goleiro, o lateral nei e os zagueiros que são extremamente velhos e perdem na corrida pra qualquer um...

    ResponderExcluir
  2. Levou pressão mesmo. Foi muito feio.
    E concordo que a zaga é lenta (sem o Juan na sub-20) e que o Nei não é o melhor lateral-direito, mas ano passado ganhamos a libertadores com essa defesa horrivel, porque conseguíamos atacar os outros times e acabavamos nao sendo muito atacados.
    Se jogarmos bem, com posse de bola, podemos vencer mesmo com os problemas defensivos. Caso contrário, não.

    ResponderExcluir
  3. não sejamos fanáticos..... o inter ganhou aquela libertadores NA SORTE, foi levando com a barriga, ganhava aqui, ali... vinha uns times horrorosos etc etc
    maaaaaaaasssssssssssssssssss
    se vc q eh colorado ta satisfeito com o time... blz

    ResponderExcluir
  4. Eu falei em satisfeito com o time?
    Acabei de fazer uma crítica em relação ao time.
    E o Inter ganhou porque tinha um ótimo elenco e o time se sustentava na dupla de volantes, Sandro e Guinazu que jogaram muito e davam cobertura para nossa defesa velha e lenta.
    Tanto ganhamos no elenco, que o melhor jogador da libertadores foi o Giuliano, que era reserva na época.

    ResponderExcluir