Desde que Julho do ano passado, quando assumiu a seleção brasileira, Mano Menezes tem passado pelo seu pior momento, levando em consideração os fracassos recentes em amistosos internacionais e na Copa América da Argentina.
Mano Menezes fez o que grande parte dos brasileiros pediu. Convocou Neymar e Ganso, colocou o time para o ataque, pensando sempre no famoso estilo de futebol brasileiro. Mas mesmo assim, a seleção não conseguiu vencer adversários muito mais fracos que ela. Em que exatamente Mano está errando?
A ideia do técnico é positiva, uma vez que o Brasil realmente tem de, além de ganhar, jogar um futebol ofensivo e agradar ao seu torcedor. No entanto, acho que muitos jogadores que parecem ter total confiança do treinador não mostram futebol digno dessa ideia de futebol que citei acima.
Os seus pupilos do tempo de Corinthians, Jucilei, Elias e André Santos não tem demonstrado o futebol que fez o treinador confiar tanto neles em outras épocas. Além deles, Elano, Ramires e Fred também não parecem as melhores opções para suas posições.
Finalmente, o atacante Robinho, titular absoluto da seleção brasileira há alguns anos, só acrescenta firulas às jogadas brasileiras, depreciando consideravelmente a objetividade da equipe. A leve seleção brasileira segura muito a bola, sem objetividade. E quando as chances aparecem, o gol não tem saído.
Soluções? Marcelo tem jogado muito bem no Real Madrid e não deve ser deixado de fora da seleção por discussões mal resolvidas. Além dele, Hernanes, que é certamente o melhor segundo volante brasileiro, deveria voltar a ter oportunidades na equipe. Leandro Damião tem um potencial incrível e, certamente, trará muito mais presença à seleção do que Fred. Por último, Hulk do porto. Esse centro-avante/ponta-esquerda ou direita foi, sem sombra de dúvidas, um dos melhores atacantes do futebol mundial no último ano e sequer é convocado para o grupo.
Time atual (possível escalação contra Alemanha): Julio César, Daniel Alves, Lúcio, Thiago Silva e André Santos; Lucas (Ralph), Ramires e Paulo Henrique Ganso; Robinho, Neymar e Alexandre Pato.
Time ideal (boas opções para o banco): Júlio César, Daniel Alves (Maicon), Lúcio, Thiago Silva e Marcelo; Lucas (Sandro), Hernanes e Paulo Henrique Ganso (Lucas); Hulk, Neymar e Alexandre Pato (Leandro Damião).
Comparando a seleção atual com a que eu penso ser a ideal, pode-se entender que o caminho está correto, no entanto o técnico brasileiro tem de deixar de lado qualquer ressentimento e convocar apenas os melhores para a seleção. Espero que amanhã, contra a Alemanha, o time de Mano consiga vencer, convencendo. Só assim o técnico conseguirá espantar essa "crise". Mas, honestamente. acho que isso não acontecerá.
Comentem e postem seus times ideias para a seleção brasileira!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSeleção ideal:
ResponderExcluirMuriel; Ceará, Sidnei, Dalton, Kleber; Sandro, Magrão, Andrezinho e Alex; Nilmar e Leandro Damião.
Não sei dar palpite para os jogadores, mas gostei muito da crítica construtiva. Beijão.
ResponderExcluir