Há algumas horas, a seleção brasileira de basquete masculino perdeu sua primeira partida no mundial. Motivo para tristeza, certo?! Claro que não! A imagem de Anderson Varejão(abaixo) traduz o sentimento brasileiro depois da DERROTA por 4 pontos para Porto Rico.
Varejão converteu o arremesso de 3 pontos que deixou o Brasil apenas 4 pontos atrás da seleção de Porto Rico que não aproveitou os menos de 15 segundos restantes. Embora a seleção tenha perdido a invencibilidade, a derrota foi comemorada devido à classificação em primeiro lugar. Caso o Brasil tomasse mais dois pontos na partida, ficaria em segundo e enfrentaria a Argentina nas semi-finais. E enfrentar os hermanos é sempre mais difícil!
Outro motivo da exacerbada comemoração foram os percalços desse jogão de basquete. Mesmo com a ausência de Leandrinho machucado, Moncho só utilizou 1 jogador do banco(Guilherme) e isso enfraqueceu a equipe em certos momentos do jogo. Senti a falta de Diego, Olivinha e Duda na partida, pois poderiam entrar sem decréscimo de qualidade na equipe.
Enquanto os porto-riquenhos acertavam seus chutes "espíritas" de qualquer lugar da quadra, mesmo marcados, a seleção se irritava com arbitragem e com seus erros infantis. Moncho foi expulso e o Brasil teve 3 faltas técnicas contra. Nesse momento parecia que tudo estava perdido. No entanto o time mostrou uma reação emocional muito rápido, passando a marcar muito forte e puxando ótimos contra-ataques. Jogando assim o Brasil conseguiu encurtar a vantagem para 7 pontos. E então no ataque a bola sobrou na linha de 3 para Anderson, o pivozão que NUNCA chuta bola alguma na NBA. Entretanto, a vontade de ganhar um torneio pela seleção brasileira foi mais forte e ele conseguiu converter o arremesso que eu pensava ser impossível de ser feito por ele.
Fico realmente muito feliz de ver jogadores tão bem sucessidos em suas equipes, seja na NBA, seja na Europa, empolgados em jogar na seleção, lutando para que o GRUPO vença o torneio. Essa "vitória" contra Porto Rico mostrou a força do grupo que, apesar da ausência de Leandrinho - maior pontuador brasileiro - conseguiu reverter uma situação dificílima e se classificar em primeiro lugar. Espero sinceramente que esses meninos consigam vencer essa competição e, principalmente, espero que continuem servindo a seleção com a vontade e a garra que demonstram hoje, pois ainda espero ver essa equipe disputando uma Olimpíada!
Parabéns a seleção pelo primeiro lugar e que venham Cánada e depois Porto Rico ou Argentina!
Até a próxima!
Se o Moncho tivesse utilizado mais do Banco talvez a vitória teria vindo. Mas de qualquer forma foi um resultado positivo pois a campanha excelente da Seleção nos outros Jogos culminou para uma "folga" no jogo mais difícil da fase. Reforço muito sobre a marcação individual, pois ela ganha jogo. Zona 2-1-2 somente quando se está a mais de 4 pontos de vantagem. FATO
ResponderExcluir