quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Tática das variáveis!

Confesso que com o segundo lugar no campeonato brasileiro do ano passado e a possibilidade da contratação de um bom técnico, via um bom futuro para a equipe colorada na temporada 2010, com boas possibilidades de título em todas as competições que disputasse. No entanto, não consigo deixar de ficar preocupado com uma coisa: o esquema 3-6-1.
Fossati, obviamente preocupado com o sistema defensivo colorado - principal problema no ano passado já que o ataque colorado foi o que mais gols marcou na última temporada - colocou 3 zagueiros, com dois volantes de muita marcação na frente. Acho preocupante o uso dessa formação, pois ele depende de muitas variáveis convergirem para dar certo. Vejamos:
-> Os alas, Kleber e Bruno Silva(ou Nei), terão que marcar bem nas alas, mas - sobretudo - apoiar de forma eficiente pelos lados do campo.
-> Os volantes, Sandro e Guiñazu, precisaram cobrir os avanços dos alas e se necessário chegar de trás para ajudar na armação.
-> Giuliano e D´Alessandro precisam jogar em sintonia, fazendo jogadas de aproximação, buscando o jogo e chegando para bater.
-> Alecssandro é um bom centro-avante, no entanto não tem a força física necessária para jogar isolado no ataque e, sendo assim, precisaria ser muito bem servido pelos meias que deveriam se aproximar constantemente.
5ª e última-> A defesa continua sendo um ponto negativo na equipe. Zagueiros como Bolívar, Índio, Sorondo e Fabiano Eller não conseguem mais jogar o que jogavam há 2 ou 3 anos atrás. Além disso, Lauro nunca foi unanimidade no Beira-rio.
Cabe a Fossati mostrar porque foi eleito o segundo melhor treinador da América no ano passado, organizando essa equipe da maneira em que essas variáveis possam trabalhar em harmonia, formando, assim, uma bela equipe de futebol.

2 comentários:

  1. Baia, pelo que andei vendo no time B do Inter, tem uns garotos que poderiam tranquilamente, com mais algumas horas de treinamento, brigarem por uma vaga no time A na zaga. Isso vale também para o ataque e o Fossati já sabe disso, colocou o Damião no time A. :P

    ResponderExcluir
  2. bah, sério. eu adoraria entender de futebol!
    mas posso dizer que as táticas argumentativas estão apuradas LOL
    contiarei acompanhando. e tu, escrevas :D
    beeijo.

    ResponderExcluir