domingo, 18 de dezembro de 2011

O Segredo do Barcelona

Muitos são os motivos que fazem o Barcelona o melhor time do mundo:

- Possuir o jogador mais absolutamente diferenciado que já vi jogar, o mesmo jogador que creio fielmente que será considera o melhor de todos os tempos, Lionel Messi.
- É um time estelar com jogadores como Xavi, Iniesta, Villa, Fábregas, Piqué, entre tantos outros.
- Ter uma base que forma jogadores com a mentalidade da equipe, um time ofensivo, com muita posse de bola, buscando sempre o domínio do jogo (a maioria das grandes estrelas do Barcelona foram treinadas na base e não contratadas por muitos milhões).

No entanto, vale avaliar a questão com um pouco mais de profundidade. O futebol passou por uma evolução técnica e, sobretudo, física nas últimas décadas. Com isso, o jogo foi se tornando mais equilibrado e as oportunidades de gols começaram a rarear. Até por isso, observa-se cada vez mais times que jogam completamente fechados, esperando contra-ataques e, pasmém, com sucesso! Mesmo dentro desse contexto, o Barcelona descobriu o segredo que o trouxe tantas vitórias, mesmo no futebol moderno.

Seres humanos erram. Jogadores de futebol, por conseguinte, também erram e muito. Por nervosismo, falta de técnica, desatenção, entre outros No entanto, os erros que decidem jogos costumam ser os erros defensivos, pois qualquer falha perto do gol, pode ocasionar em uma chance clara de gol para o adversário. Não precisam ser erros bizonhos do tipo "Inacreditável F.C.", mas sim falhas comuns como deixar um jogador livre, fazer uma linha de impedimento mal sucedida, cometer faltas bobas perto da área.

Aí, deve-se observar os 70% ou mais de posse de bola que o Barcelona possui em todos os seus jogos, sem exceção. Os adversários do Barcelona, então, passam sendo pressionados por aproximadamente três quartos. Isso leva a que? Erros defensivos! Isso quer dizer que o Barcelona não erra? Não, ele erra (em mais de 70% das vezes) no ataque o que não traz perigo para sua meta, apenas em contra-ataques muito bem armados.

Diz-se que os times que jogam retrancados em busca do contra-ataque jogam no erro do adversário. No entanto, o Barcelona faz isso, jogando de forma ofensiva. Seu estilo de jogo, interligado com os 3 motivos citados acima tornam esse time o melhor do mundo indiscutivelmente. Invencível? Não. Para ganhar do Barcelona é SÓ fazer seu time aguentar a pressão sem errar na defesa e aproveitar as poucas chances que terá no ataque.

2 comentários:

  1. Comentário que o João Vitor me passou a respeito do texto:

    E aí!

    Boa observação em relação à posse de bola e erros defensivos!

    O engraçado é que o sucesso do Barça não é segredo pra ninguém, e é objeto de estudo de todos.

    Só para ilustrar de uma forma engraçada o que é o Messi: MTV Games Award (premia categorias do videogame, como se fosse um Oscar), Messi concorreu na categoria de melhor arma de destruição em massa no PES2011!!!!

    Injustamente perdeu para uma supermetralhadora de um game de guerra.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o comentário.
    Não sabia disso, mas realmente o Messi não poderia perder para uma metralhadora. o/

    ResponderExcluir